Influencia no brasil michael jackson
Em junho do ano passado, o mundo da música foi abalado por uma notícia que chacoalhou até mesmo os seus mais acomodados integrantes: Michael Jackson estava morto. Muita gente ficou chocada, os fãs se tornaram criaturas histéricas, a mídia encontrou um prato cheio para ocupar suas reuniões de pautas, artistas demonstraram sua solidariedade e seu senso de oportunismo politicamente correto em depoimentos emocionados, aquela coisa toda. Só que qualquer pessoa que estivesse acompanhando a trajetória do esquisito cantor sabia que isso mais cedo ou mais tarde iria acontecer e de maneira quase pantomímica.
Ficamos sabendo posteriormente que ele tomava doses cavalares de medicamentos, que estava cercado de uma enorme rede de puxa-sacos-baba-ovos, que sua família era tão maluca quanto ele, que todo mundo quis morder um pedaço de seu patrimônio – a irmã LaToya chegou a encostar um caminhão na entrada da mansão e pegou um monte de coisas da residência, enquanto o maquiavélico e mau caráter de seu pai aproveitou a morte de Jackson para promover seu selo. Tudo coisa de “gente fina”…
Pois bem, o tempo passou, as lágrimas dos fãs patetas secaram e… a vida continuou, claro. E continuou ainda mais rápida no show business. Depois de transformarem o velório do cara em um autêntico circo de aberrações, logo trataram de lançar um documentário, “This is It”, que mais parece um reality show, abordando os preparativos para uma hipotética maratona de 50 shows em Londres que jamais iria acontecer.
De lá para cá, vimos apenas que o culto à imagem que Jackson estabeleceu a partir da estapafúrdia massificação de seus clipes ajudou a criar fenômenos midiáticos desprovidos de conteúdo, como é o caso de Lady Gaga. Sua influência musical parece ter se perdido em uma névoa, dissipada pela total falta de atenção que as pessoas hoje em dia devotam ao ato de ouvir música, em uma época em que o “random” de um iPod é mais importante do que ouvir um disco inteiro, do começo ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário